Prefeitura vai desativar o Centro AED do Hospital Regional nesta segunda (10)

A prefeitura informou, nesta sexta-feira (7), que vai desativar, às 7h da segunda (10), o Centro de Acolhimento Especializado para a Dengue (Centro AED) instalado no Hospital Público Regional, o primeiro aberto pela gestão municipal, em fevereiro deste ano, como parte do plano de ações multissetoriais de combate à dengue.

De acordo com o município, a decisão foi tomada após a constatação da redução expressiva da demanda por atendimentos na unidade, bem como em toda a cidade para casos sintomáticos de arboviroses. Além do fechamento do Centro AED do Regional, o município desativou, nesta semana, a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue da UPA Norte, habilitada especialmente para o atendimento de pacientes com sintomas leves da doença. 

Em maio, o município já havia desabilitado o Centro AED do Teresópolis, também em função da redução da demanda.   

Aos pacientes que apresentarem sintomas leves de arboviroses a orientação da Secretaria de Saúde é que podem seguir buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, em casos mais agudos, nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), que operam 24 horas.   

Balanço de atendimentos 

Segundo balanço da Secretaria de Saúde, e 21 de fevereiro, quando foi o Centro AED do Hospital Regional foi inaugurado, até essa quinta (6), a unidade prestou assistência para 5.569 pessoas. Só na primeira semana de funcionamento, foram atendidos 1.017 pacientes; em março, 2.136. Nesta semana, o Centro AED registrou 104 atendimentos. 

Já a Unidade Temporária de Acolhimento da UPA Norte prestou assistência a 6.497 pessoas. Em março, primeiro mês de funcionamento do espaço, foram atendidas 2.665 pessoas. Nesta primeira semana de junho, a unidade recebeu, ao todo, 26 pacientes. 

Aberto pela prefeitura no dia 4 de março, o Centro AED do Teresópolis prestou assistência a 3.120 pessoas no plantão diurno e 941 no plantão noturno, totalizando 4.061 atendimentos até a data do fechamento, no dia 15 de maio, também segundo balanço da Secretaria de Saúde.  

 

Fonte: https://www.otempobetim.com.br/cidades/2024/6/7/prefeitura-vai-desativar-o-centro-aed-do-hospital-regional-nesta