Salão do Encontro, em Betim, lança ação com cursos gratuitos

Salão do Encontro, em Betim, lança ação com cursos gratuitos.

Cerimônia de lançamento acontece na segunda-feira (17), às 13h, na Unidade Filhote, no bairro Laranjeiras.

 

https://www.instagram.com/ipremb.betim.mg/                       https://www.facebook.com/profile.php?id=100015163086182

O Salão do Encontro lança, na segunda-feira (17), o Programa Jovem Independente, iniciativa que tem como objetivo profissionalizar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. A cerimônia de lançamento acontece às 13h, na Unidade Filhote (avenida Marco Túlio Isaac, 10.100, no bairro Laranjeiras), onde as aulas serão ministradas.

O programa irá oferecer cursos gratuitos de trancista profissional, corte de cabelo – barbearia e iniciação à panificação para jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. “Por meio do programa, os atendidos serão preparados para o universo do trabalho. Eles também terão acompanhamento psicológico, que irá ajudá-los a obterem autonomia e a fortalecerem a construção do projeto de vida”, destaca o presidente do Salão do Encontro, Frederico Bicalho.

Os atendidos serão encaminhados pelos equipamentos de proteção social do município, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casas de Acolhimento Institucional, órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs).

O programa irá funcionar em ciclos. Em cada um deles, os cursos terão carga horária de 60 horas, mais dez horas de formação social e noções de informática básica. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros será o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do programa em Betim, Franciele Camargo.